Tuesday, October 23, 2007

Lute para ser feliz

"Viva com muita calma, por entre a pressa e os ruídos e, lembre-se
de quanta paz há no silêncio.
Tanto quanto possível, sem capitular, esteja em bons termos com a humanidade.
Diga a sua verdade clara e calmamente e, ouça o outro mesmo os mais
medíocres e ignorantes; eles também têm sua história.
Evite pessoas espalhafatosas e agressivas, pois essas são um insulto ao espírito.
Não se compare com os outros, para não se tornar vaidoso ou amargo, e saiba: sempre haverá pessoas melhores e piores que você.
Desfrute tanto de suas realizações quanto de seus projetos.
Cultive seu trabalho mesmo que ele seja humilde; pois esse é um bem real, frente às variações da sorte.
Seja cauteloso nos negócios, pois, o mundo é cheio de armadilhas, mas não deixe que isso o torne cego para a virtude, que está sempre presente; a vida é sempre cheia de exemplos de heroísmo.
Seja sempre você mesmo, e, sobretudo, nunca finja afeição, nem seja cínico em relação ao amor, pois, apesar de toda a aridez e desencanto, ele é tão perene quanto o mato.
Aceite serenamente o passar dos anos, abrindo mão do que pertence à juventude.
Fortaleça o espírito para enfrentar uma súbita infelicidade, mas não fique se preocupando com o que não aconteceu, pois, muitos temores são apenas frutos do cansaço e da solidão.
Mesmo seguindo uma disciplina rigorosa, seja leniente com você mesmo: você é filho do universo, tanto quanto as árvores e as estrelas e, tem o direito de estar aqui; e, mesmo que isso não lhe seja muito claro, não tenha dúvidas de que o universo caminha como deve.
Portanto, esteja em paz com Deus, da maneira como você o conceber e, sejam quais forem suas lutas e aspirações ___ na terrível confusão que é a vida ___ fique em paz com sua alma, pois, apesar de todas as dificuldades, mentiras e sonhos desfeitos, este ainda é um lindo mundo.
Se cuide e lute para ser feliz."

Texto encontrado na velha igreja de São Paulo, em Baltimore, no ano de 1692.