Friday, November 10, 2006

Pessoas. Um dia você conhece um alguém que se torna íntimo nas próximas duas horas de conversa e faz parte da sua vida para o resto dela. É estranho como conhecemos certas pessoas, e como elas fazem diferença na nossa vida. Como pessoas vão, vem, voltam, somem... É engraçado...tenho um amigo que sempre diz - “As pessoas são absolutamente substituíveis!”, sempre achei isso um absurdo! Quando ouvia suas palavras, ficava imaginando as pessoas como roupas velhas, que você enjoa, compra outra, dá para os outros e esquece. Ele tem até certa razão, partindo do princípio de que nada é fixo, certo e imortal, às vezes é necessário substituir certas pessoas, além do que, infelizmente, a rotina nos aproxima de alguns e nos afastam de outros e as pessoas acabam sendo “substituídas” de certa forma. Claro que tem pessoas que por mais afastadas que estejam, estão sempre presentes de alguma maneira, mas são poucas. O que fica é o carinho, o respeito, a saudade que bate no peito quando recordamos de algo, ou quando simplesmente sentimos por nenhuma razão, as lembranças, o vivido. Mas no dia a dia, no contato, no compartilhar e viver, cada vez estamos com pessoas diferentes, dando mais ou menos importância para uma e para outras...talvez tenha que torcer o braço para esse meu amigo insensível...
Eu não gosto disso! Não gosto de ser substituída por ninguém, não gosto que me tirem a importância. Quando vejo alguém ocupando meu lugar, mesmo que não seja mais o meu lugar, eu sinto..e muito. Pode ser um ex-emprego, um ex-namorado, um novo amigo de um amigo, enfim...são tantas possibilidades dessa “substituição” que me assusta. Eu até aceito, mas sempre sinto aquela pontadinha no meu peito, que incomoda, incomoda, até ser esquecida. Se eu pudesse, me dividiria em mil pedaços, para poder estar sempre junto das pessoas que eu amo e tive que por algum motivo que me afastar, e acabei sendo “substituída”. (Egoísta eu?!?Imagina...se sou não tenho a intenção, mas pelo menos estou sendo sincera..hahaha!).
Vivemos sem saber o amanhã. Isso ao mesmo tempo em que é bom, é estranho. Nada é certo, constante, pra sempre. Fazemos planos, construímos uma vida, sonhamos e de repente, puft – acaba e temos que continuar a viver e sonhar e planejar, dependendo das circunstâncias, isso pode ser ótimo, pois se não estamos satisfeitos com o que vivemos ou com as pessoas que compartilhamos nossas vidas, podemos simplesmente substituí-las, e/ou sermos substituídas...enfim...Lembrei-me de uma mensagem – “Quero ficar juntinho de você pra sempre!”. SEMPRE?!? Palavra muito intensa...complexa. Só se for como disse o poeta: “Que não seja imortal, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure”! (né Miami =P). Tantos planos...destruídos e substituídos por ambas às partes.
Na verdade, fazendo uma análise rápida da minha pessoa e das pessoas que fazem parte dela, de qualquer forma, eu tenho sempre ou tento ter muito carinho e respeito. De algumas guardo lembranças, de outras saudades, de umas mágoas, de outras esperanças, felicidade, amor, cheiro, gosto..enfim..não quero substituição...não quero ser substituída. Meu coração é de mãe, tem sempre espaço pra mais um. Claro que os sentimentos são diferentes, mas as pessoas continuam, a importância continua. O gostoso é o aprendizado da vida, da convivência, do amor, da amizade, de pessoas boas ou más, dos sentimentos...aprender é essencial, é divertido, doloroso, instigante, excitante...A.D.O.R.O. conhecer pessoas, em qualquer lugar. Conversar, descobrir, ver as diferenças, os gostos, os costumes, a vivência, maturidade, infantilidade, imaturidade, imbecilidade, sorrisos, sotaques...pessoas..pessoas..pessoas...

Lise de Paula

...Estranho seria seu eu não me apaixonasse por você...